quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Minhas Experiências

Passei tantos dias sem escrever por falta de assunto mesmo, mas acabei me lembrando que faltou contar à vocês as minhas experiências com crianças,  que é ponto fundamental para fazer parte do programa de Au Pair. 

Minhas experiências começaram no ano de 1999, com um coral infantil. Quando criança eu havia participado dele e amava cantar. Quando fiz 15 anos, a professora responsável pelo coral mudou de igreja e como eu era a mais velha do grupo me convidaram para assumi-lo. Decidi aceitar, mas até então eu não tinha nenhum conhecimento musical e a partir desse convite comecei a estudar música. 
Nele eu ensaiava canções para as apresentações nos cultos mensais da igreja e durante o mês eu conseguia fazer isso muito bem. O grupo era pequeno e as crianças tinha entre 5 à 11 anos. Fiquei responsável pelo coro por 7 anos e confesso que sinto muita saudade daquela época. Esse trabalho era voluntário e me ajudou muito na hora de decidir a carreira que eu iria seguir.

Em 2007 entrei na faculdade e em 2010 me formei em Pedagogia. Foram 4 anos sofridos mas que aprendi muito. Sabe, é muito difícil trabalhar e estudar, sei que muitos fazem isso e admiro essa força de vontade. Ralar o dia inteiro e a noite sentar em uma cadeira desconfortável por quase 4 horas escutando o professor falar é coisa de super-herói. 

Durante a faculdade eu fiz alguns estágios que eram obrigatórios. O primeiro foi logo que fiz minha matricula na facu, tive muita sorte porque a minha mãe conhecia o reitor, eles trabalharam juntos em alguma época da vida e ele me ofereceu um trabalho na biblioteca para ajudar a pagar as mensalidades da facu. Lá fiquei alguns meses somente, porque eu queria trabalhar com crianças e saber o mundo no qual estava entrando.  

Consegui um estágio na companhia de engenharia de tráfego da minha cidade, a CET e lá fiquei como monitoria em um projeto de educação para o trânsito que a empresa tinha com escolas públicas. nós buscávamos as crianças na escola e as levávamos para um ônibus adaptado, com telão. Lá elas tinha uma mini palestra sobre trânsito e depois a prática em uma praça perto da CET que simulava uma rua, com sinal de transito e faixa de pedestre, como a de verdade.


Quando saí de lá, consegui um estágio em uma escola de educação infantil. cuidei de crianças com 2 anos e pouco fiquei por lá, pois me decepcionei com a escola, eles maltratavam as crianças e mentiam para os pais.
Brinquedoteca

Depois consegui novamente um estágio na minha faculdade, só que dessa vez em uma brinquedoteca. Era um espaço lindo com muitos brinquedos e nós atendíamos escolas e ONGs com crianças de 4 a 10 anos. As entidades agendavam a visita e eu as monitorava. Lá trabalhei por 2 anos até eu me formar. No fundo eu achei que eles iriam me contratar, mas ainda bem que isso não aconteceu, né? kkkkkkkk


Nesse meio tempo, eu consegui através de uma amiga, um trabalho de babá. Ela trabalhou com esse nenem, mas como estudava enfermagem, decidiu trocar por um estágio em sua área. Esse menino, na época tinha 1 ano e 5 meses e era uma graça, super esperto e ativo, não parava nenhum minuto e aprendi muito com essa experiência. Com ele fiquei por quase 3 anos, acabei saindo de lá por causa do programa de Au Pair.


Outra experiência importante que tive foi com o meu vizinho. Um menino lindo, carinhoso que adora carros. Acompanhei a gravidez da sua mãe e o seu nascimento e desde então venho acompanhando o seu crescimento. No começo desse ano, a mãe dele voltou a estudar e então minhas responsabilidades com ele aumentaram. Cuido dele ainda, enquanto ela vai para o curso até o pai dele chegar. Ele tem a mesma idade do menino citado acima e por incrível que pareça eles são amigos e adoram brincar juntos.


Adriana
Nesse ano também tive a oportunidade de trabalhar em uma outra escola de educação infantil. Lá fiquei no berçário junto com a Adriana, uma pessoa incrível que me ensinou tudo sobre os bebês e me ajudou muito no meu amadurecimento profissional e a tia Marina que me acolheu como filha, durante o período em que trabalhei na escola. Cuidávamos de 12 crianças, algumas que andavam e outras que estavam aprendendo a sentar. Essa experiência foi super marcante e aprendi muitas coisas sobre bebê, frutas e cozinha. kkkkkk

Bom, atualmente estou cuidando de uma menininha linda e simpática. Depois de dois meninos consegui uma princesinha para paparicar. Ela tem somente 5 meses e é muito gostosinha. 


Acho que agora meu ciclo está completo de experiências! Agradeço a Deus pela oportunidade que tive com essas crianças maravilhosas que estão na minha vida e que nunca mais sairão da minha vida, pois pretendo não perder o contato. Também agradeço à todas as pessoas que me ajudaram durante a minha aprendizagem.

3 comentários:

  1. Poxa, fiquei com saudade da época do coral.
    Fico feliz de ter participado um pouco dessa sua história, vou ter muito orgulho quando souber que você conseguiu realizar esse novo sonho! =)

    ResponderExcluir
  2. É eu também sinto muita falta do coral. As crianças estão enormes, mas sempre perguntam de você.

    Foi maravilhosa a época em que estamos juntos no coral, tudo era muito mais fácil, harmonioso, fora que nos divertíamos muito, não é?

    Você sabe que você é o meu maior orgulho, né?

    Bjusss amigo e obrigada por comentar!

    ResponderExcluir
  3. Verdade, foi uma época muito boa!

    Estamos quites então, um tem orgulho do outro! ;)
    Isso é que é amizade, né? Nem importa que faz mil anos que não nos vemos, pois o sentimento permanece! ^^

    beijão

    ResponderExcluir